domingo, janeiro 03, 2016

Passei mal com chá de Hibisco


Eu estava tomando um diurético, X-Tea, receitado pelo nutricionista. Esse suplemento também tem hibiscos na sua composição, porém em menor quantidade. Só que hoje resolvi beber da erva seca. 

Coloquei umas 4 folhinhas e 200 ml de água quente. Passado umas 3 horas após a sua ingestão, eu percebi que fiquei um pouco tonta. Um mal estar bem chato. E isso foi a única coisa diferente que eu estou acostumada a beber.

Então resolvi pesquisar no Google e veja só o que encontrei:



Possíveis efeitos secundários de chá de hibisco
Especialistas dizem que o chá de hibisco é geralmente seguro para as pessoas, e tem baixo potencial de causar efeitos colaterais graves.
  • Chá de hibisco é bem conhecida por sua qualidade redução da pressão arterial, portanto, não deve ser tomado por pessoas com hipotensão (pressão arterial baixa). De acordo com um estudo realizado por um centro de pesquisa médica, as pessoas que bebem freqüentemente este chá de ervas, experimentar uma redução de 7,2 pontos na pressão arterial sistólica. Então, isso significa que as pessoas com pressão arterial baixa não deve consumir este chá para que, podem ocorrer complicações graves, como desmaios, tonturas, fraqueza, ou em alguns casos, danos ao coração ou cérebro.

  • Um efeito lateral comum deste chá pode ser um efeito que pode ser semelhante ao alucinações. E é por isso, as pessoas que consomem o chá pela primeira vez, são aconselhados a não ir para a condução ou qualquer outra actividade, na qual, a sonolência pode significar problemas.

  • Os produtos químicos na planta de hibisco afetar os níveis de estrogênio, especialmente em mulheres. Assim, um dos efeitos colaterais podem ser mudanças hormonais no corpo. Isso pode particularmente afetar as pessoas que se submeteram a terapia de reposição hormonal, ou mulheres que estão usando pílulas anticoncepcionais.

  • Alguns especialistas acreditam que beber chá de hibisco durante a gravidez pode ser perigoso. O chá, supostamente, tem certas propriedades que poderiam desencadeiam a menstruação, e isso poderia causar um aborto. Embora a teoria não é apoiada por evidência clínica, a palavra é para ficar no lado seguro e evitar a sua utilização. Para acrescentar a isto, o chá deve ser evitado até mesmo por mães que amamentam.

  • Certos produtos químicos na planta são conhecidos por atacar as células cancerosas que afetam a pele eo cérebro. Assim, as pessoas que já estão no fármacos para tratamento de câncer, não devem consumir o chá de hibisco. Caso contrário, os efeitos secundários podem ocorrer sob a forma de um efeito aditivo sobre o tratamento, e piorar a condição.
Fonte: http://flordojardins.topartigos.com/colaterais-efeitos-do-cha-de-hibisco.html

Pois é pessoal, temos que tomar muito cuidado com qualquer erva que ingerimos. Não é porque é natural que não irá te fazer mal. Sempre procure uma orientação de um profissional.

2 comentários:

  1. Após uma hora depois se ter consumido o chá senti muita tontura, coração acelerado e logo em seguida vômito. Vomitei puro chá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Por isso que temos que ter cuidado com o que ingerimos =/

      Excluir