domingo, fevereiro 14, 2016

Estaquia de Manjericão


A estaquia consiste na propagação rápida de uma planta. É utilizado uma parte da planta-mãe e é colocado em um copo com água para criar raízes.


No caso do manjericão é necessário cortar as flores que ficam topo pois senão ele não irá criar raízes, pois as flores concentram uma grande parte da energia e o caule não consegue emitir as raízes. 



Eu só fui perceber isso depois que o ramo ficou quase 1 mês nesse copo e não tinha saído nenhuma raiz. E hoje com 2 semanas está assim:





Colher e podar. 



À medida que a planta crescer, remova os dois pares de folhas da extremidade superior quando uma haste atingir uma altura razoável. Se você observar bem, na base de cada folha há duas folhas minúsculas que crescerão para fora se o caule crescendo entre elas for cortado. Corte rente a essas pequenas folhas, mas certifique-se de não danificá-las.


  • Este tipo de remoção de folhas incentiva a energia da planta a ser dirigida para os caules e folhas mais fortes. Isto incentiva um crescimento mais espesso.
  • Não remova folhas na parte inferior do caule, ou o manjericão ficará muito alto e fino. O ideal é que ele se torne espesso, portanto, remova apenas as folhas superiores.

  • Cuidado com pragas e fungos. Plantas de manjericão atraem alguns insetos nocivos, e a melhor maneira de livrar-se desses insetos é pulverizar ou polvilhar as plantas com produtos naturais, como sprays feitos de polpas de frutas cítricas; alho em pó e pimenta também repelem pragas. Se suas plantas mostram sinais de crescimento de fungos, pode ser que não estejam recebendo luz solar adequada, ou que estejam plantadas muito próximas umas das outras. Elimine as plantas menores para dar mais espaço as maiores.
  • Mantenha o solo úmido, mas não encharcado. Manjericão cresce melhor em solos bem drenados, e não deve ficar em água parada. Regue as ervas maduras uma vez ao dia, pela manhã, para que a água tenha tempo de ser absorvida e evaporar, em vez de permanecer sobre as plantas durante a noite.
  • Guarde a erva na geladeira. Você provavelmente terá mais manjericão fresco do que poderia ser capaz de consumir; por isso, planeje armazenar algum na geladeira. Lave as folhas, seque-as bem, e enrole-as em papel toalha. Coloque-as em um recipiente de armazenamento de alimentos com uma tampa hermética.
  • Congele o manjericão. Congelar as folhas inteiras não funciona muito bem, mas se você fizer um purê delas, poderá congelá-las por meses. Coloque as folhas no liquidificador com um pouco de água e bata até obter um purê homogêneo. Em seguida, coloque em um saco de congelamento de alimentos e deixe no congelador até quando você precisar usá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário